DESCOBRIR

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

Trabalhando sob a bandeira do Amor Fraternal, Assistência e Verdade

A Franco-Maçonaria é uma fraternidade admite homens e mulheres de qualquer raça, nacionalidade e religião. Desejando afastar toda causa de divisão e conflito, busca permanentemente modos de auxiliar os seres humanos para se unam e trabalhem juntos pela perfeição da Humanidade.

A Co-Maçonaria Universal é uma obediência Maçônica que, embora seja independente de todas as outras, não criou um novo Rito. O que a distingue das outras obediências existentes é que, ao invés de admitir apenas homens em suas fileiras, admite homens e mulheres em pé de igualdade. Proclamamos igualdade de direitos para ambos os sexos e absoluta liberdade de consciência. Visando assegurar a todos total liberdade na busca da verdade, é exigido de todos os membros o máximo de tolerância. Evitamos discussões políticas e religiosas sempre que estas não puderem ser mantidas com a necessária tolerância e moderação. São bem-vindos todos aqueles que sejam retos, livres, de idade apropriada, de bom senso e moral estrita, sejam quais forem as suas convicções em matéria de religião, filosofia ou política.

A Co-Maçonaria Universal busca acabar com a ignorância, seja qual for a forma como ela se apresente, e seu programa pode ser explicado da seguinte forma:

  • Todo Maçom deve obediência à Ordem e às leis de seu país, deve viver de maneira honrada, praticar a justiça, amar seu irmão e trabalhar incessantemente pela verdadeira felicidade da humanidade, ajudando os seres humanos a emanciparem-se da condição de servos da paixão e da ignorância.

  • Desde o início até o final, em qualquer grau para o qual o aspirante deseja ser admitido o primeiro requisito a ser cumprido é o de ter uma reputação de impecável honra e retidão.

  • Os membros da Ordem devem apoiar-se mutuamente em todas as condições e circunstâncias da vida.

  • Visando construir - para a Glória do Grande Arquiteto do Universo, para a perfeição da Humanidade e para o serviço do Chefe de todos os verdadeiros Franco-maçons - o verdadeiro templo maçônico aberto para homens e mulheres, os deveres que o Supremo Conselho da Co–Maçonaria Universal prescreve para os seus membros são: pensamento elevado, fala verdadeira, compromisso em fazer o melhor, tolerancia com os demais, busca da verdade, liberdade dentro dos limites da lei, igualdade fraternal, justiça e solidariedade.

Artigos Maçônicos

Examine artigos e ensaios escritos por franco-maçons sobre franco-maçonaria

Leia mais
AFILIAÇÃO

Interessado em se tornar membro da mais antiga organização fraternal do mundo?

Leia mais
"Se eu pude enxergar mais do que outros
É porque fiquei em pé
sobre os ombros de gigantes."

- BROTHER ISAAC NEWTON

Comasonic Logo

Co-Masonry, Co-Freemasonry, Women's Freemasonry, Men and Women, Mixed Masonry

Copyright © 1975-2019 Universal Co-Masonry, The American Federation of Human Rights, Inc. All Rights Reserved.