DESCOBRIR

CARÁTER DE UM MAÇOM

Protetor da Luz e buscador da verdade

A Franco-maçonaria é um antigo sistema que, desenvolvido para transmitir moralidade e ética, ensina aos seus membros o serviço mútuo. Ao invés de aulas ou sermões, a Franco-maçonaria instrui seus membros por meio do desempenho de graus cerimoniais, cada um com seus próprios ensinamentos, símbolos e mensagens. Dessa maneira, o maçom é ensinado pela experiência de servir a Deus, auxiliar seus companheiros e melhorar a si mesmo.

Em essência, a maçonaria trata de uma grande busca por Luz, sendo seus membros cavaleiros e protetores desta Luz.

Uma instituição de maçons se assenta nos princípios de solidariedade humana, liberdade de consciência e prática da Fraternidade. Como não são feitas restrições à busca pela Verdade, para assegurar essa liberdade, exige-se o máximo de tolerância de todos os membros da ordem. Para o maçom a liberdade de pensamento, fala e ação pertence a humanidade como um todo, independente de raça, religião ou gênero.

De acordo com a antiga declaração maçônica, os maçons afirmam a existência de um Poder Supremo denominado "O Grande Arquiteto do Universo", que ao mesmo tempo deixa a razão humana em liberdade para divergir em relação aos Seus Atributos. A maçonaria não e uma religião, nem possui uma teologia, dogma ou promessa de salvação. Trata-se, no entanto, de uma organização religiosa no sentido de procurar ajudar cada um de seus membros em sua busca por luz e verdade, encorajando-os à prática diligente da fé. Ainda assim, a maçonaria exige de cada maçom ser tolerante com as crenças dos demais, não importando o quão diferentes elas forem.

Os portões da Franco-maçonaria estão abertos para todo indivíduo, homem ou mulher de qualquer raça, religião ou credo, sendo exigido somente um forte caráter moral, uma crença em um Ser Supremo e um desejo de melhorar nosso mundo através do serviço.

Artigos Maçônicos

Examine artigos e ensaios escritos por Franco-maçons sobre Franco-maçonaria

Leia mais
Afiliação

Interessado em se tornar membro da mais antiga organização fraternal do mundo?

Leia mais
Comasonic Logo

Co-Masonry, Co-Freemasonry, Women's Freemasonry, Men and Women, Mixed Masonry

Copyright © 1975-2019 Universal Co-Masonry, The American Federation of Human Rights, Inc. All Rights Reserved.