DESCOBRIR

Da administração

Ofício de Servir à humanidade e Deus

A administração representa a burocracia que a Maçonaria necessita para garantir a contínua funcionalidade e expansão da Ordem. No topo da Hierarquia repousa a Grande Constituição, o documento do qual a ordem recebe seus princípios e autoridade. Ao lado da Constituição repousa os Landmarks (Divisas) da Maçonaria: uma série de tradições que asseguram a preservação dos mais importantes princípios. Ambos são essenciais para a manutenção dos valores da Maçonaria, aos quais os membros se comprometem a obedecer – desde o mais novo até o mais antigo membro de nossa Organização.

O Corpo Administrativo da Ordem é formado pelo Supremo Conselho do Soberano Grande Inspetor Geral do Grau 33º, que é presidido pelo Muito Soberano Grande Comandante. Enquanto mantenedor e preservador da Grande Constituição, ao Conselho é confiada a tarefa de expansão e crescimento da Co-Maçonaria. Um quadro da hierarquia da Ordem é mostrado a seguir acompanhado de breve descrição de cada seção:

Supremo Conselho da Co-Maçonaria Universal
O Supremo Conselho é a maior autoridade Maçônica da Ordem. Fiel submissão e irrestrita obediência a ele é devida por todos os corpos, comitês e membros, em suas jurisdições desde o 1º até o 33º (último) grau do maçom. Suas funções e prerrogativas são, portanto, da mais abrangente e importante natureza.

Os membros do Supremo Conselho são aqueles poucos que prestaram excepcional serviço à Ordem. Por mérito e habilidade eles obtiveram o direito de governar a Ordem.

Grande Conselho de Administração
Abaixo do Supremo Conselho está o Grande Conselho de Administração. Sob Jurisdição do Supremo Conselho se encontra o Grande Conselho de Administração, cujo dever é gerenciar os assuntos administrativos, manter, preservar e expandir o domínio temporal da Ordem. Isso inclui todos os ativos, propriedades, construções e outros itens necessários para assegurar o trabalho da Co-Maçonaria Universal. Os membros do Grande Conselho são eleitos pelos membros em geral.

Lojas
O direito ao voto universal de cada Loja é soberano, e nenhuma Loja tem soberania sobre outra Loja ou seus membros. A Honorável Ordem da Co-Maçonaria Universal atua com suas Lojas através das Américas do Norte e do Sul.

Membros
Todos os membros devem respeitar a Constituição, as regras e regulamentos da Ordem, os decretos do Supremo Conselho e o Estatuto de sua Loja particular. Pela virtude do princípio da fraternidade que constitui o fundamento da Maçonaria, a Honorável Ordem da Co-Maçonaria Universal fraternalmente dá as boas-vindas a maçons de outras obediências que, como nós , trabalham pelo progresso da Humanidade, ao longo da estrada do melhoramento material, moral e espiritual.

Artigos Maçônicos

Examine artigos e ensaios escritos por Franco-maçons sobre franco maçonaria

Leia mais
Afiliação

Interessado em se tornar membro da mais antiga organização fraternal do mundo?

Leia mais
Comasonic Logo

Co-Masonry, Co-Freemasonry, Women's Freemasonry, Men and Women, Mixed Masonry

Copyright © 1975-2019 Universal Co-Masonry, The American Federation of Human Rights, Inc. All Rights Reserved.